SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A história de nós dois: reflexões acerca da formação e dissolução da conjugalidadeAngústia de uma perda - caso Maria: uma abordagem terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CARVALHO-BARRETO, André de  e  LIMA, Karine Suelanne Silva de. Transição da pós-parentalidade no contexto do sertão cearense. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.2, pp. 181-196. ISSN 0103-5665.

O presente estudo objetiva conhecer o modo como pais naturais do sertão central cearense experienciam a saída de seus filhos de casa. Para atingir esse objetivo, adotou-se o método qualitativo, com estudo de caso coletivo. Participaram dessa investigação dois casais naturais do sertão central cearense que tinham, pelo menos, um filho que saiu de casa sem ter sido por conflito ou casamento não planejado. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada cônjuge, separadamente, sendo analisadas pelo modelo de análise de conteúdo. As categorias "Sentimentos de perda e aceitação quanto à saída dos filhos" e "Mudanças nas relações conjugal e parental" foram identificadas e discutidas. Considera-se que a transição da pós-parentalidade, também conhecida pela literatura como "fase ou síndrome do ninho vazio", é um fenômeno normativo no desenvolvimento familiar, no qual o contexto tem relativa importância, mas que não ocasiona necessariamente psicopatologias na família.

Palavras-chave : pós-parentalidade; desenvolvimento familiar; psicologia da família; transição de vida; desenvolvimento normativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License