SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Transição da pós-parentalidade no contexto do sertão cearensePercepções de psicólogos sobre a capacitação para intervenção com vítimas de violência sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

COSTA, Mónica; MOTA, Catarina Pinheiro  e  MILHEIRO, Cláudia. Angústia de uma perda - caso Maria: uma abordagem terapêutica. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.2, pp. 197-213. ISSN 0103-5665.

O presente estudo de caso procura discutir a vivência de Maria, de 32 anos de idade, onde está patente uma dinâmica emocional e relacional marcada por sentimentos de angústia. A avaliação revelou uma vivência afetiva de tipo neurótico, apresentando sinais clínicos evidentes da angústia da perda do objeto e da separação afetiva, revelando fortes sentimentos de culpabilidade frente a conflitos internos. É proposta uma intervenção psicológica no sentido de facilitar a vivência do luto passando pela aceitação e elaboração da perda. O processo de acompanhamento psicológico, concebido no modelo psicodinâmico, surtiu um efeito estruturante, verificando-se uma diminuição da ansiedade como atenuação dos pensamentos ruminativos em torno da morte do pai e dependência da mãe. Embora ainda em processo, observou-se uma maior capacidade para pensar sobre os seus sentimentos e emoções, facilitando o processo de elaboração dos seus conflitos internos.

Palavras-chave : depressão neurótica; angústia; perda; luto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License