SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Angústia de uma perda - caso Maria: uma abordagem terapêuticaDepartamento de psicologia da PUC-Rio: 60 anos de formação e produção de conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de  e  HABIGZANG, Luísa Fernanda. Percepções de psicólogos sobre a capacitação para intervenção com vítimas de violência sexual. Psicol. clin. [online]. 2013, vol.25, n.2, pp. 215-230. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste trabalho foi investigar as percepções dos profissionais de psicologia que participaram da Tecnologia Social de Capacitação Profissional sobre o modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em relação ao impacto e à transferência de aprendizagem. Utilizou-se o delineamento de casos múltiplos, em entrevistas semiestruturadas com três psicólogas que concluíram o curso e coordenaram grupos terapêuticos de acordo com o modelo aprendido. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a capacitação produziu um impacto sobre a atuação profissional das participantes. Observou-se a presença de um impacto sobre as demandas de trabalho e crenças relacionadas à violência sexual. Houve situações de transferência de aprendizagem em curto prazo e em longo prazo. As participantes avaliaram a capacitação de forma positiva e a consideraram uma intervenção efetiva para instrumentalizar os profissionais em sua atuação com vítimas de violência sexual.

Palavras-chave : capacitação profissional; violência sexual; impacto; transferência de treinamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License