SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1La violencia y la familia: posibilidades de enlace y formas de subjetividadTecnologías touch: el cuerpo, la cognición y la subjetividad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

GODOY, Daniela Bueno de Oliveira Américo de  y  BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. O método psicanalítico aplicado à pesquisa social: a estrutura moebiana da alteridade na possessão. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp. 47-68. ISSN 0103-5665.

Tendo por finalidade explorar possibilidades de aplicação do método psicanalítico além da prática clínica, este trabalho propõe uma interpretação topológica lacaniana do fenômeno da possessão na umbanda. Visa-se apreender o sujeito para além do psiquismo individual, de forma que o espaço subjetivo compreenda - continuamente - a transição de identidades ocorrida no corpo do médium. Isso se sustenta pela concepção de que o sistema interpretativo (que organiza a relação entre o mundo dos espíritos e o mundo dos vivos) e o sujeito coexistem em uma mesma estrutura. Para tanto, parte-se do conceito de significante, por ele ser capaz de criar uma rede de sentidos em função do efeito de um dizer inconsciente. Mediante um estudo de caso, mostra-se como, na possessão, o sujeito - concomitantemente suposto agente e efeito da combinatória significante - apresenta-se tanto como médium quanto como espíritos possuidores, os quais constituem o avesso e o direito de uma estrutura unilateral.

Palabras clave : psicanálise e cultura; possessão; umbanda; alteridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License