SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1O método psicanalítico aplicado à pesquisa social: a estrutura moebiana da alteridade na possessãoRelações familiares e migração: um modelo teórico-clínico em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PELLANDA, Nize Maria Campos  e  DEMOLY, Karla Rosane do Amaral. As tecnologias touch: corpo, cognição e subjetividade. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp. 69-89. ISSN 0103-5665.

O artigo trata da preparação de um quadro teórico para suportar uma pesquisa empírica que usa as tecnologias touch com o objetivo de mobilizar cognitiva e afetivamente sujeitos portadores de patologias cognitivas, principalmente autismo. A estrutura epistemológica da pesquisa baseia-se na abordagem complexa defendendo a ideia da necessidade de articular dimensões do humano que foram cindidas pela modernidade. Assim, partindo do pressuposto da unidade mente-corpo de Espinosa, as autoras passam por estudos recentes das neurociências e chegam até os estudos da biologia de cunho cibernético de H. Atlan, H. Maturana e F. Varela (teorias da "Complexificação pelo ruído" e da "Biologia da cognição") para mostrar a relação de tato com o dispositivo técnico integrando as demais dimensões. O artigo resgata a tecnologia de seu "ressentimento" moderno para mostrar complexidade de um novo paradigma que vê no objeto técnico uma potencialização do humano.

Palavras-chave : tecnologias touch; autopoiesis; patologias cognitivas; complexificação pelo ruído; Biologia da cognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License