SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Relaciones familiares y migración: un modelo teórico-clínico en psicologíaEvaluación de los cambios en las relaciones interpersonales a través de la CCRT. Estudio de caso de psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

OLINTO, Jaciany de Souza Pereira  y  TAVARES, Gilead Marchezi. Resistências e produção de subjetividade-risco no Projeto Brincarte de Vitória (ES). Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp. 109-131. ISSN 0103-5665.

Tendo em vista a consolidação do ECA, tivemos, na cidade de Vitória (ES), a implantação do Programa de Educação em Tempo Integral (PETI). Este visa o atendimento, no contraturno escolar, de crianças e adolescentes em "situação de risco" por meio de atividades extracurriculares. Como parte do PETI, o Projeto Brincarte atende alunos de 4 a 6 anos da Educação Infantil. Este artigo objetiva evidenciar as implicações decorrentes da classificação "de risco" para as famílias atendidas pelo Brincarte. Tratou-se de pesquisa intervenção, com a presença ativa da pesquisadora em diversas atividades do Projeto tais como reunião da equipe administrativa e reuniões de pais e com a utilização de diário de campo para registros de todos os acontecimentos do campo por um período de 3 anos. Delimitadas a partir de uma ideia de risco pernicioso, às famílias imputa-se uma subjetividade-risco, na qual estão relacionados todos os fatores "fora da ordem" ou dos modelos estabelecidos como "normais" na sociedade.

Palabras clave : família; risco; governo; pesquisa intervenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License