SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Resistencias y producción de subjetividad de riesgo en el Proyecto Brincarte de Vitória/ESAcerca de la supervisión en el psicoanálisis: una relectura de Freud desde Lacan índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

SALGADO, Ana Isabel Manta  y  PIRES, António Augusto Pazo. Avaliação da mudança nas relações interpessoais através do CCRT. Estudo de caso psicanalítico. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp. 135-150. ISSN 0103-5665.

O objetivo foi perceber a evolução das relações interpessoais de uma paciente ao longo da sua psicanálise com a duração de quatro anos. O método Core Conflictual Relationship Theme foi aplicado para identificar os episódios de desejos, respostas do outro e respostas do self. Foram analisadas as notas de sessões em sete momentos diferentes: no início, seis, 12, 18, 24, 30 e 36 meses. Através da análise do conflito central presente nos episódios relacionais observa-se uma evolução ao longo da psicanálise que pôde ser confirmada pelos dados clínicos. A paciente passa de desejos de se opor, magoar e controlar os outros, ser distante e evitar conflitos no início da terapia para o desejo de ser amada, compreendida e ajudar os outros no fim da terapia. Quanto às respostas dos outros a paciente vai alternando ao longo da análise entre senti-los como rejeitantes e que gostam dela. Quanto às respostas do self uma alternância entre sentimentos depressivos e autoaceitação.

Palabras clave : psicanálise; CCRT; relações interpessoais; investigação de processos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License