SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Avaliação da mudança nas relações interpessoais através do CCRT. Estudo de caso psicanalíticoBusca por representação: a psicanálise e o trabalho de construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

POLI, Maria Cristina  e  SCHNEIDER, Venicius Scott. Sobre a supervisão em psicanálise: relendo Freud a partir de Lacan. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp. 151-164. ISSN 0103-5665.

O presente artigo visa desenvolver o conceito de supervisão a partir do sonho da "Injeção de Irma", ao ressaltar a frase descrita no sonho: "chamo imediatamente o Dr. M". Reconhece-se nesta a busca de Freud por um saber sobre a condução do caso clínico. Busca-se, assim, ao longo do artigo, desdobrar diferentes perspectivas sobre a supervisão a partir da análise desse sonho. Indica-se, fundamentalmente, o modo como ele expressa o deslocamento de Freud de um apelo ao mestre e à ciência para a pergunta pelo desejo. Movimento este análogo ao que se espera em um percurso de supervisão clínica no contexto da formação de analistas.

Palavras-chave : supervisão; sonho; direção da cura; transferência; clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License