SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Sobre a supervisão em psicanálise: relendo Freud a partir de LacanAvaliação do desenvolvimento experiencial de pacientes com prótese ocular: a focalização no atendimento clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SANCHES, Simone Bianchi. Busca por representação: a psicanálise e o trabalho de construção. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp. 165-179. ISSN 0103-5665.

O objetivo desse trabalho é apresentar as modificações técnicas decorrentes de avanços na teoria psicanalítica a partir do conceito de campo analítico e das contribuições de Bion, especialmente do impacto provocado pela consideração da identificação projetiva como comunicação. Destaca-se a importância da construção de representações daquilo que permanece como força "bruta" no psiquismo, em geral aspectos primitivos e pré-verbais, portanto sensoriais. Tais considerações têm sido acompanhadas de progressiva valorização da acuidade intuitiva do analista e seu instrumento de captação de emoções, especialmente frente aos estados mais primitivos da mente.

Palavras-chave : psicanálise; construção; representação; não representação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License