SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Avaliação do desenvolvimento experiencial de pacientes com prótese ocular: a focalização no atendimento clínicoO pai em psicanálise: interrogações acerca das instâncias real, simbólica e imaginária da função paterna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

BRUNHARI, Marcos Vinicius  e  DARRIBA, Vinicius Anciães. O suicídio como questão: melancolia e passagem ao ato. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.1, pp. 197-213. ISSN 0103-5665.

O artigo toma a questão do suicídio na obra de Freud como um problema de pesquisa que interroga certos pontos de sua metapsicologia: a possibilidade de uma tendência à autodestruição, o papel do eu e, finalmente, a dimensão do objeto que estaria implicada. É em relação a este último, em particular a seu estatuto na articulação que Freud propõe entre suicídio e melancolia, que o trabalho de Lacan em torno do objeto a, associado à passagem ao ato e à melancolia no Seminário, livro 10 - A angústia (1962-1963/2005), figura, no artigo, como um acréscimo à investigação iniciada por Freud. Essa referência lacaniana permitirá destacar a presença fulgurante do objeto a no momento da passagem ao ato suicida, estabelecendo uma articulação com a identificação melancólica descrita por Freud em seu "Luto e melancolia" (1917 [1915]/1969). A essa identificação absoluta ao objeto em questão é correlata a ausência de um sujeito e a ruptura mais radical em relação ao Outro.

Palavras-chave : suicídio; passagem ao ato; melancolia; Freud; Lacan.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License