SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Considerações sobre os movimentos de medicalização da vidaReflexões sobre holding e sustentação como gestos psicoterapêuticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MURTA, Sheila Giardini  e  ROCHA, Sheila Giovana Morais. Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamental. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.2, pp. 33-47. ISSN 0103-5665.

A primeira entrevista em psicoterapia é, usualmente, vivenciada com grande ansiedade por estagiários de Psicologia. Visando facilitar essa transição profissional e colaborar para a formação de terapeutas iniciantes, este artigo tem por objetivo apresentar um instrumento para uso por estagiários de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na primeira sessão individual. O instrumento é apresentado na forma de uma lista de checagem, contendo aspectos a serem abordados no decorrer da sessão, além de questões abertas sobre a vivência emocional e autoavaliação do desempenho na sessão. São discutidos achados de pesquisa em psicoterapia que fundamentam o instrumento. Adicionalmente, são sugeridos estudos para avaliação de seu potencial didático na formação de psicoterapeutas.

Palavras-chave : terapia cognitivo-comportamental; supervisão; formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License