SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamentalA criança como sujeito e como objeto entre duas formas de investigação do abuso sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MEDEIROS, Clarissa  e  AIELLO-VAISBERG, Tania Maria José. Reflexões sobre holding e sustentação como gestos psicoterapêuticos. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.2, pp. 49-62. ISSN 0103-5665.

O presente estudo se insere em um conjunto de pesquisas que indicam que mudanças clínicas significativas, consistentes e duradouras podem ser alcançadas quando o paciente pode usufruir de uma experiência emocional de sustentação. Estabelece como objetivo contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada deste delicado modo de ação psicoterapêutica, abordando-o à luz de dois fenômenos: o de experiência completa e o da oferta do tempo. Articula-se, em termos metodológicos, ao redor de um estudo de caso, que é apresentado sob forma de narrativa transferencial e reconsiderado no contexto de interlocução com o pensamento de D. W. Winnicott. Esta démarche investigativa permite concluir que este tipo de trabalho clínico não se funda no domínio da técnica e sim no cultivo, por parte do terapeuta, de um posicionamento existencial de reconhecimento das necessidades do outro, vale dizer, num registro ético.

Palavras-chave : psicanálise; psicoterapia; D. W. Winnicott; intervenção; holding.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License