SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2The child as a subject and as an object between two kinds of investigation of the sexual abuseContributions of the clinic of parentality in the psychological treatment of a child obesity case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

MARAFON, Giovanna; SCHEINVAR, Estela  and  NASCIMENTO, Maria Lívia do. Conflitos enquadrados como bullying: categoria que aumenta tensões e impossibilita análises. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.2, pp. 87-104. ISSN 0103-5665.

Este texto busca debater o enquadramento de certas relações em uma categoria nomeada bullying e sua emergência no contexto brasileiro, pensando-a como uma prática contemporânea que atravessa sobretudo a escola. Coloca-se em análise a lógica penal inscrita nessa prática identitária, sustentada nos fundamentos do Estado de Direito, que define funções para os especialistas e alimenta a criação de leis. Esta é uma marca da sociedade punitiva que vivemos atualmente e na qual o agressor é conduzido pelos trajetos da judicialização e da medicalização, visto como um possível delinquente, e a vítima é despotencializada. Constata-se um ajustamento dos fenômenos de população aos processos econômicos: o bullying se inscreve na lógica da norma, como diz Foucault, própria das artes de julgar.

Keywords : bullying; Estado de Direito; escola; judicialização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License