SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Registros de sessão terapêutica: relato, gravação ou transcrição? considerações sobre as diferenças entre os registrosA cortina rasgada: o cinema de Alfred Hitchcock e a teoria da imagem em Sigmund Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

FREITAS, Elisa Aires Rodrigues de  e  SILVA, Luiz Carlos Avelino da. Escritas de si mesmo: os adolescentes e seus blogs. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.2, pp. 139-157. ISSN 0103-5665.

A escrita em diários é uma forma de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário migrou do papel para a internet, nos chamados blogs. Nesse artigo se discute a adolescência enquanto uma etapa da construção da identidade e o papel que os diários íntimos eletrônicos vêm adquirindo nos processos de sua elaboração. Seu objetivo foi investigar essas vivências e descrever as funções que as escritas em blogs assumem na vida desses adolescentes. Foram analisados os blogs de quatro adolescentes segundo um referencial psicanalítico. A conclusão indica que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como análogo ao espaço potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). A análise sugere que a função da escrita em blogs está ligada às tentativas dos adolescentes em elaborar as mudanças pelas quais passam e ao processo de crescimento.

Palavras-chave : adolescência; blogs; identidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License