SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2A cortina rasgada: o cinema de Alfred Hitchcock e a teoria da imagem em Sigmund FreudSubjetividade contemporânea: narcisismo e estados afetivos em um grupo de adultos jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

NUNES, Daniela; MONTEIRO, Luís  e  LOPES, Emanuela. INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressão. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.2, pp. 177-196. ISSN 0103-5665.

O comprometimento das funções executivas constitui um dos défices mais robustos na perturbação depressiva. Contudo, poucos instrumentos têm sido concebidos para avaliar de forma breve e específica as funções executivas na depressão. Este estudo objetiva avaliar as funções executivas em doentes com depressão, analisar a relação existente entre a gravidade da depressão e o desempenho do funcionamento executivo, e verificar a sensibilidade e especificidade do INECO Frontal Screening (IFS) comparativamente com a Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) na avaliação das funções executivas em doentes com depressão. 50 participantes com depressão (Média idades = 43.46, DP = 10.71) e 35 participantes pertencentes ao grupo de controlo (Média idades = 40.91, DP = 10.46), de ambos os géneros, foram avaliados através do IFS e da BADS. Os participantes com depressão apresentaram um funcionamento executivo deficitário comparativamente ao grupo de controlo tanto no IFS como na BADS e o aumento da gravidade da depressão fez-se acompanhar por um maior comprometimento do funcionamento executivo. O IFS demonstrou-se tão sensível e específico quanto a BADS na deteção da disfunção executiva em doentes com depressão. Este estudo sugere que o IFS é um instrumento breve, sensível e específico para avaliar as funções executivas na depressão.

Palavras-chave : depressão; funções executivas; INECO Frontal Screening; neuropsicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License