SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2INECO frontal screening: um instrumento para avaliar as funções executivas na depressãoEnjeux d'une discussion entre psychanalyse et neurosciences à propos de l'imagerie cérébrale índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

LANGARO, Flávia Nedeff  e  BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Subjetividade contemporânea: narcisismo e estados afetivos em um grupo de adultos jovens. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.2, pp. 197-215. ISSN 0103-5665.

As transformações na sociedade contemporânea evidenciam a ausência de limites e a abundância de paradoxos que passaram a influenciar tanto o social quanto o psiquismo humano, gerando novas formas de subjetivação. Com isso, surgem as patologias do vazio, associadas ao narcisismo e depressão. Este estudo teve como objetivo investigar características de narcisismo, depressão, ansiedade, desesperança e autoestima em 350 jovens adultos universitários. Para tanto, utilizou o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), a Escala de Desesperança de Beck (BHS), o Inventário de Depressão de Beck-II (BDI-II), a Escala de Rosenberg e o Inventário de Personalidade Narcisista (NPI). A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva e inferencial, seguidas do teste t de Student, correlações e Anova para identificar diferenças de médias entre grupos. Como resultado, obteve-se correlação positiva entre narcisismo e autoestima, entre ansiedade e depressão e entre depressão e desesperança. E encontrou-se uma correlação negativa entre ansiedade e desesperança e entre depressão e autoestima. Esses resultados fornecem elementos importantes tanto no nível acadêmico como no da prática clínica.

Palavras-chave : narcisismo; autoestima; depressão; ansiedade; desesperança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License