SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Subjetividade contemporânea: narcisismo e estados afetivos em um grupo de adultos jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

POTIER, Rémy. Enjeux d'une discussion entre psychanalyse et neurosciences à propos de l'imagerie cérébrale. Psicol. clin. [online]. 2014, vol.26, n.2, pp. 217-229. ISSN 0103-5665.

Esta contribuição examina possíveis interações entre as neurociências e a psicanálise. O objetivo é especificar as particularidades da investigação psicanalítica sobre a tecnologia, especificamente a respeito de imagens do cérebro, e questionar suas premissas básicas. Levando-se em conta todos os aspectos deste procedimento médico, descobrimos que uma abordagem interdisciplinar nos permite definir os limites do campo de observação. Este diálogo quer manter a singularidade de cada posição epistemológica. A metodologia biológica não pode explicar o que é inconsciente. Na verdade, os pesquisadores em neurociência parecem confundir os processos inconscientes e pré-conscientes. O risco pode ser perder a especificidade do que a psicanálise pode trazer para o debate interdisciplinar. A hipótese de um novo inconsciente, desenvolvida por Lionel Naccache, também é discutida e testada pela experiência clínica. O autor argumenta que um diálogo entre a psicanálise e as neurociências parece especialmente frutífero se procurarmos delimitar de forma inequívoca e precisa seu campo e seus métodos exatos.

Palavras-chave : imagem médica; neurociências; psicanálise; interdisciplinaridade; pulsão escopofílica.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License