SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Rehabilitación Psicosocial e Acompañamiento Terapéutico: sosteniendo la reinserción en salud mentalInducción afectiva en escenarios de realidad virtual: evaluación de la sensación de presencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

CALAZANS, Roberto. Sobre a psicopatologia dos atos. Psicol. clin. [online]. 2015, vol.27, n.1, pp. 123-138. ISSN 0103-5665.

Este artigo pretende apresentar a psicopatologia dos atos a partir do esquema de Jacques Lacan sobre a angústia. Diferenciamos os acting-out, a passagem ao ato, os sintomas, as inibições e a angústia fazendo uma duplicação do esquema de Lacan levando em consideração os registros do simbólico, do real e do imaginário. Esse esquema permite uma abordagem da questão dos atos do sujeito sem cair em uma perplexidade do clínico, nem na confusão entre os atos e a ação. Permite também uma melhor orientação do clínico em relação às diversas modalidades de respostas subjetivas que não se restringem à questão sintomática, que é o campo inaugural da clínica psicanalítica desde a sua fundação por Sigmund Freud. Acreditamos contribuir, assim, para um maior esclarecimento desse esquema no ensino de Lacan e para que ele possa servir de orientação para o tratamento dos atos do sujeito na clínica.

Palabras clave : psicanálise; psicopatologia; atos; angústia; Lacan.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License