SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2A escritura como dispositivo clinâmicoAs relações entre temperamento e as funções executivas em crianças de 6 e 7 anos de idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

NEUMANN, Angélica Paula  e  WAGNER, Adriana. Caracterização da clientela atendida em terapia de família em uma clínica-escola. Psicol. clin. [online]. 2015, vol.27, n.2, pp. 63-81. ISSN 0103-5665.

Este estudo teve como objetivo caracterizar a clientela atendida em terapia familiar em uma clínica-escola de Porto Alegre (RS) a partir da percepção dos integrantes das famílias. Foram realizadas entrevistas estruturadas com 41 adultos encaminhados para terapia familiar. As informações foram submetidas à Análise de Conteúdo e a análises descritivas. Os resultados demonstram que as famílias convivem com os problemas por um longo período de tempo antes de chegar à terapia familiar. As mulheres são as protagonistas da busca de ajuda e das estratégias tentadas anteriormente para solucionar os problemas. A maior parte das queixas está centrada nos filhos, no entanto as causas dessas queixas são atribuídas pelos participantes a dificuldades no exercício parental. Tais dados permitem reflexões sobre a prática clínica com famílias em clínicas-escola, especialmente no que diz respeito à necessidade de envolver todos os integrantes no processo terapêutico e de efetuar a transição da queixa para a demanda desde o período de avaliação inicial.

Palavras-chave : clínica-escola; terapia familiar; características da família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License