SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2As relações entre temperamento e as funções executivas em crianças de 6 e 7 anos de idadeClínica dos primórdios e processos de simbolização primários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

WILES, Jamille Mateus  e  FERRARI, Andrea Gabriela. Clínica nos bastidores: o trabalho com os pais na clínica psicanalítica com crianças. Psicol. clin. [online]. 2015, vol.27, n.2, pp. 103-119. ISSN 0103-5665.

A experiência da clínica psicanalítica com crianças traz consigo o constante questionamento sobre seus obstáculos e especialmente sobre a ética da psicanálise nessa clínica, o que implica a reflexão acerca de questões que algumas vezes são evitadas, como a presença e o trabalho com os pais no tratamento. Este trabalho foi construído a partir de algumas perguntas sobre o trabalho com os pais na clínica psicanalítica com crianças. Erik Porge apresenta a prática com crianças construída com a participação de terceiros, os quais podem intervir diretamente na cena analítica - os bastidores. E quanto ao analista, qual o seu trabalho junto aos bastidores? Utilizando três recortes clínicos como disparadores, tentamos contornar algumas especificidades desta clínica considerando a noção de constituição psíquica, demanda e transferência. Na esteira desses conceitos, trazemos alguns questionamentos sobre possíveis intervenções com aqueles que estão nos bastidores da cena clínica: os pais.

Palavras-chave : clínica psicanalítica com crianças; intervenções com pais; transferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License