SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Sublimation, symptom and sinthome proof against the creative act in Frida Khalo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

CELES, Luiz Augusto M.. Vias de acesso às experiências constitutivas na proposta freudiana de psicanálise. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 15-37. ISSN 0103-5665.

O texto tem por objetivo identificar na psicanálise freudiana vias para a apreensão, a compreensão e a consideração das experiências constitutivas e arcaicas do psiquismo - das experiências de fantasias de desejo recalcadas às vivências irrepresentáveis. Para isso, adota-se uma leitura de Freud guiada pela importância que tais experiencias adquirem na psicanálise contemporânea. Para desenvolver o argumento, tomam-se em consideração três aspectos metodológicos: o método de pesquisa que tem em vista a construção da teoria psicanalítica sobre as experiências constitutivas; o método clínico que visa a construção e o entendimento da própria clínica psicanalítica, e o método de tratamento que busca alcançar tais experiências com o fim de proporcionar transformações subjetivas. Mostra-se como o interesse de Freud se voltou para a pesquisa do inconsciente através do sonho, após a crise da neurótica, e recupera-se seu retorno à clínica e ao tratamento para reafirmar e reformular aspectos de seus achados em direção às experiências as mais primitivas. Por fim, sugere-se uma compreensão da construção da psicanálise segundo uma metodologia que se guia por escalas de abstrações.

Keywords : experiências constitutivas e arcaicas; psicanálise freudiana; método de pesquisa; método clínico; método de tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License