SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Vias de acesso às experiências constitutivas na proposta freudiana de psicanáliseA questão da dificuldade da psicanálise: uma leitura do inconsciente entre negatividade e diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

LIPPI, Silvia  e  NEUTER, Patrick De. Sublimação, sintoma e sinthoma postos à prova pelo ato criativo de Frida Khalo. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 39-58. ISSN 0103-5665.

Através da análise da doença e dos processos de criação da artista Frida Kahlo, interrogamos o conceito freudiano de "sintoma" e o conceito de sinthoma, elaborado por Lacan nos últimos anos de seu ensino. A função sinthomática da obra deve ser distinguida do processo sublimatório realizado pela artista no momento da criação. A problemática e as funções da sublimação e do sinthoma são distintas, principalmente no que se refere a suas articulações com o narcisismo. Segundo a nossa hipótese existe, na obra Frida Kahlo, uma passagem que vai da fase sublimatória à fase sinthomática. Essa passagem implica uma mudança na posição do sujeito quanto ao sintoma, o objeto de arte e o movimento criativo que permitiu sua constituição. Veremos que a pintura não pode produzir uma reparação do corpo e do ego mas pode, entretanto, sustentar de forma sinthomática o sujeito aniquilado pela doença, pelos abandonos e pelas crises amorosas.

Palavras-chave : corpo; narcisismo; sublimação; sintoma; sinthoma.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License