SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Sublimação, sintoma e sinthoma postos à prova pelo ato criativo de Frida KhaloDepressão e maternidade à luz da psicanálise: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MARTINS, Luiz Paulo Leitão. A questão da dificuldade da psicanálise: uma leitura do inconsciente entre negatividade e diferença. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 59-81. ISSN 0103-5665.

Este artigo realiza uma leitura do ensaio "Uma dificuldade da psicanálise", de Sigmund Freud, a partir de uma reflexão a propósito dos destinos do conceito de inconsciente no pensamento psicanalítico. Utilizando como chave interpretativa o texto de Freud sobre "A negativa", propõem-se duas modalidades de apresentação do inconsciente, uma pela exclusão e outra pela denegação, que definem uma abordagem negativa do conceito em psicanálise. Se se mantêm os registros de sujeito da identidade e de representação no horizonte do pensamento, o inconsciente como diferença não pode, de fato, se positivar. Uma segunda abordagem é empreendida na tentativa de afirmar o inconsciente para além desses registros. Recorre-se às análises desenvolvidas por Judith Butler e Slavoj Žižek da psicanálise de Jacques Lacan, de modo que a negatividade ganha outro estatuto. Se o inconsciente da psicanálise atinge os registros do sujeito e da verdade, um encontro efetivo com a dimensão real do conceito se torna possível. O destino desse encontro, por consequência, é a afirmação da dificuldade no pensamento e a formação de um sujeito da diferença em psicanálise.

Palavras-chave : inconsciente; verdade; pensamento; negatividade; diferença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License