SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A questão da dificuldade da psicanálise: uma leitura do inconsciente entre negatividade e diferençaAnorexia: uma conjugação do amor no feminino? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SILVA, Heloisa Cardoso da  e  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Depressão e maternidade à luz da psicanálise: uma revisão sistemática da literatura. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 83-103. ISSN 0103-5665.

Este artigo realizou uma revisão sistemática da produção científica nacional sobre depressão e maternidade na perspectiva psicanalítica. Os descritores empregados foram depressão pós-parto OR depressão materna OR depressão puerperal AND psicanálise, sendo incluídos artigos, dissertações ou teses publicados entre 2004 e 2014, disponibilizados na íntegra, advindos da psicologia, psicanálise e psiquiatria ou multidisciplinares. Foram encontrados 37 trabalhos, sendo a maioria derivada da psicologia. Observou-se uma carência de estudos empíricos e, entre os encontrados, destacaram-se trabalhos qualitativos, com estudos de caso, tendo como participantes mães, duplas mãe-bebê, tríades pai-mãe-bebê e pediatras. Os principais resultados encontrados foram: a importância da detecção precoce de sinais de risco, o impacto da depressão na interação mãe-bebê e no desenvolvimento infantil, a etiologia multifatorial do transtorno, a vulnerabilidade do contexto familiar a psicopatologias e algumas hipóteses acerca dos aspectos psicodinâmicos da depressão. Por fim, considerando o funcionamento psicodinâmico próprio à maternidade nos dois primeiros anos após o parto, defende-se a conceituação desse transtorno como depressão materna e a elaboração de um constructo diferenciado.

Palavras-chave : depressão pós-parto; depressão materna; depressão puerperal; psicanálise; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License