SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Anorexia: uma conjugação do amor no feminino?Construir, organizar, transformar: considerações teóricas sobre a transmissão psíquica entre gerações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SILVA, Diego Rodrigues  e  ALBERTINI, Maria Regina Brecht. TDAH entre o global e o singular: incursões a partir da disjunção do corpo infantil. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 123-138. ISSN 0103-5665.

O quadro clínico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) se faz presente no contexto atual tanto no discurso dos profissionais quanto dos pais. A criança vista a partir do transtorno acaba por se perder entre diferentes propostas de avaliação e tratamento. A literatura que fundamenta essas propostas se divide de maneira excludente entre o campo biológico e o campo subjetivo/inter-relacional. Dadas essas diferentes premissas sobre o corpo e a criança, tem-se como objetivo problematizar o quadro clínico do TDAH frente à disjunção do corpo infantil na atualidade. Desse modo, discute-se o corpo como uma unidade alocada pelo sujeito para se expressar no ambiente. Os movimentos foram vistos como inseridos na intencionalidade, de modo que o sujeito se move em direção a um objeto/objetivo e visa evitar a angústia, se valendo tanto dos recursos cognitivos quanto psíquicos, sendo essa articulação efetivada pela linguagem. Tal modelo, somado ao contexto atual, apresenta impasses que se relacionam com os sintomas de desatenção e hiperatividade. Verificou-se a importância dos aspectos singulares que se expressam; a necessidade de se discutir paradigmas disjuntivos e o posicionamento do psicólogo.

Palavras-chave : TDAH; corpo; psicologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License