SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1TDAH entre o global e o singular: incursões a partir da disjunção do corpo infantilA qualidade conjugal nos anos iniciais do casamento em casais de dupla carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Construir, organizar, transformar: considerações teóricas sobre a transmissão psíquica entre gerações. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 141-159. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste estudo de caráter teórico é apresentar o conceito de transmissão psíquica entre gerações ou transgeracionalidade, discutindo as principais transformações em suas proposições ao longo do tempo. Foram recuperados os apontamentos iniciais da psicanálise a respeito do assunto, com destaque para teóricos franceses como Kaës e Eiguer, além das teorias contemporâneas acerca dos vínculos sociais, como a de Pierre Benghozi. Aborda-se de que modo as heranças familiares são transmitidas de uma geração a outra, mas também modificadas e atualizadas. A conjugalidade e a parentalidade são apresentadas como possibilidade de remalhar os vínculos considerados traumáticos, permitindo a assunção da resiliência familiar, que é a capacidade subjetiva e transubjetiva dos membros do grupo familiar de desconstruir e reconstruir os vínculos de filiação e de superar e sair fortalecidos das circunstâncias adversas. O trabalho da transmissão psíquica ultrapassaria o foco no negativo, tendo que dialogar com os novos arranjos dos laços afiliativos nos relacionamentos interpessoais estabelecidos ao longo do desenvolvimento.

Palavras-chave : transmissão psíquica entre gerações; relações conjugais; parentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License