SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Construir, organizar, transformar: considerações teóricas sobre a transmissão psíquica entre geraçõesComo ocorre a mudança em psicoterapia? Um estudo empírico do processo de uma psicoterapia breve índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

HECKLER, Viviane Iara  e  MOSMANN, Clarisse Pereira. A qualidade conjugal nos anos iniciais do casamento em casais de dupla carreira. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 161-182. ISSN 0103-5665.

O casamento continua a ser desejado pelos jovens na atualidade. No entanto, surgem novas demandas em relação aos projetos individuais dos cônjuges e, além disso, a carreira profissional assume relevante importância na vida de ambos. Isso pode ter reflexos na qualidade do relacionamento, especialmente em seus anos iniciais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo qualitativo foi analisar os níveis de qualidade conjugal nos anos iniciais do casamento em casais de dupla carreira. Tratou-se de um estudo de casos múltiplos com cinco casais heterossexuais, de primeira união, formal ou informal, entre dois e cinco anos, sem filhos, dupla carreira, idades entre 24 e 34 anos, residentes em Porto Alegre/RS e região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul, que não estivessem em terapia de casal. Os instrumentos foram: questionário de dados sociodemográficos, entrevista semiestruturada com o casal e entrevista semiestruturada individual com cada cônjuge. Através da análise dos casos, foi possível identificar que os casais relatam altos níveis de qualidade conjugal. Quanto à comunicação, pode-se perceber que atingir níveis profundos é uma tarefa difícil, mas ao passo que os casais conseguem estabelecer tais níveis, essa dimensão parece contribuir como estratégia positiva para resolução de conflitos.

Palavras-chave : casamento; qualidade conjugal; trabalho; adulto jovem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License