SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1The marital quality in the early years of marriage in dual-career couples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

SERRALTA, Fernanda Barcellos et al. Como ocorre a mudança em psicoterapia? Um estudo empírico do processo de uma psicoterapia breve. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 183-200. ISSN 0103-5665.

Este estudo visa descrever o processo psicoterapêutico de um caso de Psicoterapia Psicodinâmica Breve (PPB) e examinar a relação entre as variáveis do processo com o curso do tratamento. O caso era de uma paciente com queixas depressivas e sintomas somáticos, atendida por psicoterapeuta experiente. Para avaliação do processo terapêutico, todas as sessões do tratamento (n=11) foram classificadas com o Psychotherapy Process Q-Set (PQS). As médias dos 100 itens do PQS em todo o tratamento foram ordenadas para identificar os itens mais e menos característicos do processo. Para examinar quais as variáveis da terapeuta, da paciente e da interação se modificaram no transcorrer do tratamento, os itens do PQS foram correlacionados com o número da sessão. As características gerais são consistentes com o pressuposto da existência de um continnum expressivo-suportivo nas psicoterapias psicodinâmicas. Conforme o processo evoluiu, constatou-se uma tendência crescente da terapeuta em adotar uma postura mais apoiadora e menos expressiva, enquanto observou-se autonomia crescente da paciente. O movimento complementar da díade associado à flexibilidade da técnica parecem ter contribuído para a mudança observada.

Keywords : Psicoterapia Psicodinâmica Breve; Processo psicoterápico; Psychotherapy Process Q-Set; Estudo de Caso Sistemático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License