SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1La calidad conyugal en los años iniciales del matrimonio en parejas de doble carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

SERRALTA, Fernanda Barcellos et al. Como ocorre a mudança em psicoterapia? Um estudo empírico do processo de uma psicoterapia breve. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 183-200. ISSN 0103-5665.

Este estudo visa descrever o processo psicoterapêutico de um caso de Psicoterapia Psicodinâmica Breve (PPB) e examinar a relação entre as variáveis do processo com o curso do tratamento. O caso era de uma paciente com queixas depressivas e sintomas somáticos, atendida por psicoterapeuta experiente. Para avaliação do processo terapêutico, todas as sessões do tratamento (n=11) foram classificadas com o Psychotherapy Process Q-Set (PQS). As médias dos 100 itens do PQS em todo o tratamento foram ordenadas para identificar os itens mais e menos característicos do processo. Para examinar quais as variáveis da terapeuta, da paciente e da interação se modificaram no transcorrer do tratamento, os itens do PQS foram correlacionados com o número da sessão. As características gerais são consistentes com o pressuposto da existência de um continnum expressivo-suportivo nas psicoterapias psicodinâmicas. Conforme o processo evoluiu, constatou-se uma tendência crescente da terapeuta em adotar uma postura mais apoiadora e menos expressiva, enquanto observou-se autonomia crescente da paciente. O movimento complementar da díade associado à flexibilidade da técnica parecem ter contribuído para a mudança observada.

Palabras clave : Psicoterapia Psicodinâmica Breve; Processo psicoterápico; Psychotherapy Process Q-Set; Estudo de Caso Sistemático.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License