SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A qualidade conjugal nos anos iniciais do casamento em casais de dupla carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SERRALTA, Fernanda Barcellos et al. Como ocorre a mudança em psicoterapia? Um estudo empírico do processo de uma psicoterapia breve. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.1, pp. 183-200. ISSN 0103-5665.

Este estudo visa descrever o processo psicoterapêutico de um caso de Psicoterapia Psicodinâmica Breve (PPB) e examinar a relação entre as variáveis do processo com o curso do tratamento. O caso era de uma paciente com queixas depressivas e sintomas somáticos, atendida por psicoterapeuta experiente. Para avaliação do processo terapêutico, todas as sessões do tratamento (n=11) foram classificadas com o Psychotherapy Process Q-Set (PQS). As médias dos 100 itens do PQS em todo o tratamento foram ordenadas para identificar os itens mais e menos característicos do processo. Para examinar quais as variáveis da terapeuta, da paciente e da interação se modificaram no transcorrer do tratamento, os itens do PQS foram correlacionados com o número da sessão. As características gerais são consistentes com o pressuposto da existência de um continnum expressivo-suportivo nas psicoterapias psicodinâmicas. Conforme o processo evoluiu, constatou-se uma tendência crescente da terapeuta em adotar uma postura mais apoiadora e menos expressiva, enquanto observou-se autonomia crescente da paciente. O movimento complementar da díade associado à flexibilidade da técnica parecem ter contribuído para a mudança observada.

Palavras-chave : Psicoterapia Psicodinâmica Breve; Processo psicoterápico; Psychotherapy Process Q-Set; Estudo de Caso Sistemático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License