SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2O caso de August Strindberg: (re)visitando a patografia de Jaspers e a análise fenomenológica de BinswangerUma revisão exploratória na demência e esquizofrenia: sobreposições, diferenças e personalidade psicodinâmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

OLIVEIRA, Camilla Felix Barbosa de  e  BRITO, Leila Maria Torraca de. Humanização da Justiça ou judicialização do humano?. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.2, pp. 149-171. ISSN 0103-5665.

No cenário atual leis, sentenças e procedimentos jurídicos passam a dar mais ênfase ao que se concebe em termos de valorização dos afetos, da felicidade e dos direitos dos sujeitos. Em nome da garantia desses últimos, edifica-se uma nova forma de operação do sistema de Justiça que, para muitos, seria mais humanizada. Tendo em vista tal conjuntura, o presente artigo traz os resultados de uma pesquisa na qual se analisou três materiais produzidos por instâncias do sistema de Justiça no ano de 2013: a Cartilha do divórcio para os pais; a Cartilha da família - Não à alienação parental; e o roteiro Conte até 10 nas escolas. Por meio deste estudo é possível notar que as cartilhas analisadas, além de promoverem a gestão das emoções, dos relacionamentos e dos comportamentos dos sujeitos, têm produzido a judicialização dos atuais modos de subjetivação e de socialização, bem como a transformação dos sentidos dados às vivências cotidianas. Conclui-se, então, que o movimento de expansão do sistema de Justiça designado como humanização pode, por outro ângulo, ser considerado sob o viés da judicialização.

Palavras-chave : humanização da Justiça; judicialização da vida; políticas de governo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License