SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Estratégias de terapias de exposição à realidade virtual: uma revisão discutida sob a ótica analítico-comportamentalGrupo terapêutico de mediação e a formação clínica em casais e famílias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

TORO TOBAR, Ronald Alberto; ARIAS LOPEZ, Hugo Alejandro  e  SARMIENTO LOPEZ, Julián Camilo. Sociotropia e autonomia: evidências para a hipótese da especificidade de sintomas na depressão?. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.3, pp. 35-52. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste trabalho foi identificar a relação entre os sintomas depressivos e a personalidade cognitiva sociotrópica-autonômica segundo o modelo da vulnerabilidade cognitiva e a hipótese da especificidade de sintomas, pela qual se afirma que, diferencialmente na depressão sociotrópica, apresentam-se sintomas de elevada tristeza, solidão, privação, ansiedade e tentativas passivas de suicídio, enquanto que na autonómica: cognições de fracasso, autodesprezo, anedonia, autocrítica, abstinência, baixo interesse, hostilidade e formas ativas de suicídio ­(Clark, Beck, & Alford, 1999). O estudo foi descritivo, correlacional e comparativo com uma amostra de 399 participantes, 38.9 % homens e 61.1 % mulheres, com uma idade entre os 18 e 40 anos (M = 23.77; DE = 5.33), que preencheram a Escala de Sociotropia-Autonomia e o Inventário de Depressão de Beck II. Os resultados indicaram baixas correlações entre a depressão e a vulnerabilidade cognitiva, com sintomas depressivos específicos para sociotropia como o humor deprimido e irritável, mudanças no peso e apetite, sentimentos de inutilidade e culpa e sintomas cognitivos. A agitação ou retardamento psicomotor correlacionou as duas medidas de vulnerabilidade. Também diferenças entre os grupos classificados segundo a vulnerabilidade cognitiva para sintomas de agitação ou retardamento, sentimentos de inutilidade e culpa. Concluiu-se informando evidência parcial para a hipótese constituída.

Palavras-chave : vulnerabilidade; sociotropia; autonomia; depressão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License