SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Sociotropia e autonomia: evidências para a hipótese da especificidade de sintomas na depressão?Os eixos da parentalidade durante a adolescência: considerações na clínica atual na perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ZANETTI, Sandra Aparecida Serra  e  GOMES, Isabel Cristina. Grupo terapêutico de mediação e a formação clínica em casais e famílias. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.3, pp. 53-72. ISSN 0103-5665.

A prática clínica psicanalítica com casais e famílias possui especificidades que demandam maior cuidado, principalmente com relação a graduandos de Psicologia que a iniciam, para que conteúdos ligados à herança familiar não comprometam o atendimento clínico que oferecem. Diante disso, o presente artigo tem como intuito apresentar uma pesquisa de que teve como objetivo verificar se o Grupo Terapêutico de Mediação com estudantes de Psicologia seria capaz de favorecer o funcionamento do pré-consciente, no que se refere à elaboração psíquica de conteúdos ligados à trama inconsciente familiar. Sete estudantes participaram primeiramente de uma entrevista individual, em seguida de cinco encontros no Grupo Terapêutico de Mediação e, posteriormente, de uma entrevista individual final. Os resultados apontam que o Grupo Terapêutico de Mediação foi capaz de desenvolver a função pré-consciente dos estudantes, mostrando-se como um importante instrumento terapêutico, e que pode ser empregado como um como um cuidado complementar e como uma estratégia de formação para o estágio de prática clínica em Psicologia.

Palavras-chave : transmissão psíquica entre gerações; estudantes universitá­rios; psicanálise de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License