SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Os eixos da parentalidade durante a adolescência: considerações na clínica atual na perspectiva psicanalíticaVivência psicossocial do cancro em pacientes sem fadiga oncológica - um estudo descritivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

GONZALEZ-BARRIENTOS, Marcela  e  NAPOLITANO, Stefania. O sonho de amor e sua lógica de guerra. Notas psicanalíticas sobre amor, desejo e ódio. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.3, pp. 93-116. ISSN 0103-5665.

Além das vicissitudes impostas pela contemporaneidade na transformação das subjetividades, o artigo indaga sobre os aspectos estruturais que operam no relacionamento entre os sexos. Através de um ensaio crítico - que faz a interseção psicanálise e feminismo - o artigo aborda especificamente a desconstrução do mito da complementaridade romântica que instala os membros de um casal como as duas metades de um único corpo. Esse mito é considerado um espelhismo de harmonia e autossuficiência no qual a fascinação recíproca contribui tanto para mascarar o desconhecido de si mesmos e o menos socializável como para proteger da própria fragilidade e dependência experimentada pela vivência amorosa. O artigo desenvolve a ideia de amor romântico como o mais bem-sucedido paliativo ao medo humano da solidão, e ao mesmo tempo, como uma forma inegável de alienação, revelando no fundo do "sonho de amor" o ódio primordial ao outro e o desejo que degrada este a objeto parcial, a função de suporte narcisista do parceiro e a rivalidade que isso implica, aspectos suscetíveis de transformar todo relacionamento de casal em uma relação de poder, como denuncia parte da crítica feminista. A partir disso, uma possível derivação é pensar a violência contra as mulheres na relação amorosa como produto da dificuldade de ordem simbólica e patriarcal de aceitar a alteridade feminina, tentando dessa maneira sua domesticação através da idealização do "sonho de amor".

Palavras-chave : amor; ódio; desejo; feminismo; psicanálise.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License