SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3O sonho de amor e sua lógica de guerra. Notas psicanalíticas sobre amor, desejo e ódioTrajetórias de desenvolvimento e marcos de vida em jovens do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

DEEP, Cláudia Carvalho Ng; LEAL, Isabel  e  PATRAO, Ivone. Vivência psicossocial do cancro em pacientes sem fadiga oncológica - um estudo descritivo. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.3, pp. 117-134. ISSN 0103-5665.

Este estudo contribui para o conhecimento da vivência psicossocial de pacientes oncológicos sem fadiga oncológica, em radioterapia. Esses pacientes encaram o processo oncológico como um desafio e um meio de crescimento pessoal. É um estudo longitudinal descritivo, com uma amostra emparelhada (n=35), cujos sujeitos foram avaliados antes e após a radioterapia quanto a padrões de regulação emocional (Escala de ansiedade, depressão e stress), perceção e satisfação com o suporte social (Escala de satisfação com o suporte social), crenças (Questionário de pensamento e crenças, construído para o efeito), qualidade de vida (QLQ-C30) e resiliência (Escala de resiliência). O Teste de Wilcoxon para Amostras Emparelhadas (distribuição não normal) ou o Teste T para Amostras Emparelhadas (distribuição normal) permitiu perceber se as diferenças entre as médias obtidas em cada variável (entre antes e após a radioterapia) são ou não significativas (sendo p<.05 indicativo de diferenças significativas). Verifica-se que após o tratamento houve alteração na estabilidade emocional e social, com decréscimo da qualidade de vida e resiliência sem afetar significativamente o bem-estar global inicial. Conclui-se que indivíduos sem fadiga oncológica sofrem, durante o processo clínico, o impacto do processo oncológico mas conseguem manter níveis ótimos de bem-estar geral.

Palavras-chave : cancro; radioterapia; qualidade-de-vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License