SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Experiencia psicosocial del cáncer en pacientes sin fatiga-del-cáncer - un estudio descriptivoLa amenaza del encuentro con el otro en la adicción sexual: una reflexión psicoanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

SANTOS, Natasha Silva; SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia; VICTOR, Tânia Abreu da Silva  y  RAMOS, Dandara de Oliveira. Trajetórias de desenvolvimento e marcos de vida em jovens do Rio de Janeiro. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.3, pp. 135-152. ISSN 0103-5665.

A transição para a idade adulta é uma fase do desenvolvimento caracterizada diferentemente dependendo do contexto e época analisados. Em contextos industrializados, tornar-se adulto é marcado pela valorização da escolarização e especialização profissional, enquanto em contextos tradicionais há valorização do casamento e em formar uma família. O estudo buscou investigar a relação desses marcadores característicos da entrada na vida adulta, sua relação com as trajetórias de desenvolvimento e escolaridade. Participaram deste 40 jovens, criados no Estado do Rio de Janeiro (RJ), com idade entre 18 e 25 anos, de níveis alto e baixo de escolaridade. Os resultados mostraram que a diferença de escolaridade não interfere na escolha dos marcadores desta amostra. Houve associações da escolha de marcadores e as trajetórias de desenvolvimento. Conclui-se que, embora não tenha havido influência da escolaridade em contextos em que há valorização da autonomia, há tendência por escolhas individualistas de marcadores, enquanto nos em que há maior valorização de interdependência há tendência por escolhas de marcadores relacionais. Apesar de limitações, como número reduzido de participantes, acredita-se que houve contribuição para a literatura, já que existem poucos estudos que incluam jovens brasileiros.

Palabras clave : trajetórias de desenvolvimento; marcos de vida; jovens.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License