SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Trajetórias de desenvolvimento e marcos de vida em jovens do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

NETTO, Ney Klier Padilha  e  CARDOSO, Marta Rezende. A ameaça do encontro com o outro na adicção sexual: uma reflexão psicanalítica. Psicol. clin. [online]. 2016, vol.28, n.3, pp. 153-170. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste artigo, fundamentado no saber psicanalítico, é analisar uma modalidade particular de adicção, a compulsão sexual, situação clínica na qual o sujeito utiliza a sexualidade à maneira de uma droga. O apelo imperativo e incessante ao ato sexual é acompanhado de profundo distanciamento do objeto no que concerne ao plano afetivo dessa relação. O encontro com o outro é parcializado, desumanizado, sendo o parceiro sexual relegado à condição de anonimato. Através de involuntária e permanente destituição narcísica do parceiro, o sex-addict percebe-se impotente para amar, impossibilitado de conciliar sexualidade e afetividade. Tende a ser consumido por sentimentos avassaladores de extrema solidão, vergonha e desespero. Com o auxílio ilustrativo do filme "Shame", iremos explorar o impasse vivido pelo sex-addict no campo do amor, dando particular relevo aos fatores narcísicos e edípicos envolvidos nessa resposta defensiva, de caráter patológico.

Palavras-chave : adicção sexual; psicanálise; sexualidade; relação objetal; complexo de Édipo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License