SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1The psychoanalytical clinic with adolescents: considerations on the individual psychotherapy and family psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

CAMPOS, Suzana Oliveira; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Transformações da conjugalidade em casamentos de longa duração. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.1, pp. 69-89. ISSN 0103-5665.

As experiências de passagem do casal pelas diferentes fases do ciclo de vida implicam em mudanças na individualidade e conjugalidade. O objetivo deste estudo foi compreender as principais transformações no casamento percebidas ao longo do tempo por cônjuges engajados em união de longa duração. Foram entrevistados 25 casais unidos, em média, havia 39,5 anos, com média de idade de 64,1 anos. Por meio da análise de conteúdo, na perspectiva da Psicologia Positiva, as transformações foram organizadas em três categorias: (a) sexualidade e intimidade; (b) autonomia e afastamento; (c) aprendizagens com o(a) companheiro(a). Constatou--se que as limitações decorrentes do avanço da idade e dos processos maturacionais e de adoecimento são possibilidades que promovem uma releitura acerca do desejo sexual, abrindo espaço para a manifestação de sentimentos de proximidade e experiências de reformulação do afeto, do companherismo e da presença do outro. A aceitação dessas transformações como parte natural do processo de amadurecimento pessoal e conjugal parece ser um traço comum aos casamentos longevos. Esses achados devem ser incorporados nas intervenções psicológicas com esses casais.

Keywords : conjugalidade; casamentos de longa duração; Psicologia Positiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License