SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1A clínica psicanalítica com adolescentes: considerações sobre a psicoterapia individual e a psicoterapia familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SANT'ANNA, Joana Lezan  e  MENDES, Deise Maria Fernandes Leal. Metas de socialização e práticas educativas de mães de crianças com câncer: um estudo comparativo com mães de crianças sem diagnóstico de doença. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.1, pp. 111-132. ISSN 0103-5665.

Metas de socialização e práticas educativas constituem importantes temas na pesquisa recente em diferentes subáreas da Psicologia. Informam a respeito de aspectos relevantes da parentalidade e do desenvolvimento de crianças. O presente trabalho visou aprofundar o estudo sobre tais metas e práticas a partir de situações de vida particularmente difíceis, como uma doença crônica de filho(a). Comparou dados de mães cujos filhos estão em tratamento oncológico com os de mães de crianças saudáveis. Participaram deste estudo 20 mães de crianças de três a cinco anos que estavam em tratamento no Instituto Nacional de Câncer e 20 mães de crianças da mesma idade, saudáveis, todas residentes no Rio de Janeiro. Foram aplicados instrumentos de coleta de informação sociodemográfica e sobre metas de socialização, e realizada entrevista semiestruturada para investigar práticas educativas. Verificou-se que as metas de socialização das mães de crianças em tratamento oncológico apresentaram diferenças em relação às outras mães, no sentido de valorizarem mais características individualistas (bem-estar, desenvolvimento pessoal) do que sociocêntricas (bom comportamento, exercício de papéis sociais). Quanto às práticas educativas, identificou-se tendência das mães de crianças em tratamento oncológico a adotarem mais práticas coercitivas em situações ligadas ao tratamento e mais práticas indutivas em outras situações.

Palavras-chave : câncer infantil; metas de socialização; práticas educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License