SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Sobre a transferência na clínica psicanalítica pais-bebêAssim como nossos pais? Conjugalidade: repetição, transformação e criatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ULLOA, Valentina; PUERTA, Sofía de la  e  FOSSA, Pablo. Diferenças socioculturais em terapia de casal: a perspectiva de terapeutas e casais. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.2, pp. 209-228. ISSN 0103-5665.

Este estudo teve como objetivo descrever como afetam o processo de terapia de casal, as diferenças socioculturais entre terapeutas e casais de nível socioeconômico (NSE) diferente. Foi utilizada uma metodologia qualitativa com um desenho analítico-relacional. A amostra foi composta por nove terapeutas de NSE alto e médio-alto e cinco casais de NSE baixo e médio-baixo de Santiago de Chile. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados foram analisados utilizando os três estágios da Grounded Theory. Os resultados sugerem que, apesar de as diferenças socioeconômicas e socioculturais não serem percebidas como prejudiciais para o tratamento quando uma ligação estreita seja mantida, elas podem influenciar o tipo de experiências e intervenções de terapeutas, a aliança terapêutica e a simetria da relação, a avaliação que os casais fazem do profissional e da terapia, bem como favorecer o abandono. Isso depende principalmente das características e da gestão do terapeuta. Os resultados tornam-se relevantes para a formação e prática de terapeutas de casais e outras modalidades.

Palavras-chave : terapia de casal; diferenças socioculturais; competência sociocultural; aliança terapêutica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License