SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Diferenças socioculturais em terapia de casal: a perspectiva de terapeutas e casaisPapel do ambiente familiar no desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica em jovens adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ALMEIDA, Eunides  e  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Assim como nossos pais? Conjugalidade: repetição, transformação e criatividade. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.2, pp. 229-251. ISSN 0103-5665.

A prática de atendimento a casais tem evidenciado que muitos dos conflitos recaem sobre as identificações de cada um dos parceiros com a dinâmica relacional entre o casal parental. Entretanto, compreender a conjugalidade exige considerar o contexto histórico, político, social, cultural e econômico no qual ela é forjada, posto que as expectativas e ideais que fundam o vínculo conjugal são inseparáveis dessas circunscrições. Nesse contexto problematizamos a repetição dos dilemas vividos entre os pais pelo casal atual, evidenciando a possibilidade de desconstrução e reconstrução de um novo sentido sobre a dinâmica amorosa. A psicanálise de família e casal tem oferecido amplo debate sobre o papel da herança familiar na constituição das subjetividades, colocando ênfase na questão da transmissão psíquica em suas malhas. Concluímos que a apropriação do legado envolve uma margem de liberdade e criatividade no processo de autoformação individual e na dinâmica do novo casal.

Palavras-chave : relações conjugais; transmissão psíquica entre gerações; identificação; posicionamento; criatividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License