SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Assim como nossos pais? Conjugalidade: repetição, transformação e criatividadePsicodinamismos da tendência antissocial: um estudo transgeracional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

CORREIA, Filipa  e  MOTA, Catarina Pinheiro. Papel do ambiente familiar no desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica em jovens adultos. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.2, pp. 253-271. ISSN 0103-5665.

A perceção do ambiente familiar constitui um fator essencial para o desenvolvimento psicoafectivo e ajustamento emocional do indivíduo, bem como no desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica. Desse modo, a dinâmica das relações pais-filhos parece assumir um papel dicotómico, protetor ou de risco no ajustamento emocional e desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica. A presente investigação tem como principal objetivo analisar o efeito do ambiente familiar no desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica dos jovens adultos. A amostra é constituída por 432 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Para a recolha de dados recorreu-se à Family Environment Scale, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos e um questionário sociodemográfico. Os resultados apontam que a perceção de coesão no ambiente familiar prediz negativamente a sintomatologia depressiva e ansiosa, enquanto a perceção de alterações na expressividade e existência de conflitos no ambiente familiar predizem positivamente a sintomatologia ansiosa nos jovens adultos. Os resultados serão analisados à luz da perspetiva ecológica de Bronfenbrenner, no sentido de discutir a importância do ambiente familiar adaptativo no desenvolvimento afetivo e na sintomatologia psicopatológica nos jovens adultos.

Palavras-chave : ambiente familiar; sintomatologia psicopatológica; jovens adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License