SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Role of family environment in the development of psychopathological symptoms in young adultsNetwork and social support to adolescent and young homosexuals facing violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

MEDEIROS, Ana Paula; SANTOS, Manoel Antônio dos  and  BARBIERI, Valéria. Psicodinamismos da tendência antissocial: um estudo transgeracional. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.2, pp. 275-295. ISSN 0103-5665.

A partir de uma perspectiva transgeracional é possível identificar a forma como ocorrem a transmissão psíquica e o processo estruturante da organização familiar. A tendência antissocial na criança é manifestada por brigas, agressividade, oposição, mentiras, fugas, entre outros sintomas. Este estudo visou compreender os psicodinamismos familiares envolvidos no surgimento e manutenção da tendência antissocial em uma criança do sexo feminino de cinco anos. Foi realizado um estudo de caso com a participação da mãe, avó e a filha que apresentava sintomas de tendência antissocial. Foram utilizadas entrevista psicológica e técnicas projetivas. Os resultados enfocam a transmissão psíquica que envolve a criança, sua mãe e sua avó materna. Os dados revelam que os sintomas da criança estão intimamente relacionados às angústias, sofrimentos e incertezas dos membros de sua família. Faz-se necessária uma intervenção junto à família, para que o tratamento da criança seja efetivo.

Keywords : transmissão psíquica entre gerações; família; psicanálise; estudo de caso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License