SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Papel do ambiente familiar no desenvolvimento de sintomatologia psicopatológica em jovens adultosRede e apoio social para adolescentes e jovens homossexuais no enfrentamento à violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MEDEIROS, Ana Paula; SANTOS, Manoel Antônio dos  e  BARBIERI, Valéria. Psicodinamismos da tendência antissocial: um estudo transgeracional. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.2, pp. 275-295. ISSN 0103-5665.

A partir de uma perspectiva transgeracional é possível identificar a forma como ocorrem a transmissão psíquica e o processo estruturante da organização familiar. A tendência antissocial na criança é manifestada por brigas, agressividade, oposição, mentiras, fugas, entre outros sintomas. Este estudo visou compreender os psicodinamismos familiares envolvidos no surgimento e manutenção da tendência antissocial em uma criança do sexo feminino de cinco anos. Foi realizado um estudo de caso com a participação da mãe, avó e a filha que apresentava sintomas de tendência antissocial. Foram utilizadas entrevista psicológica e técnicas projetivas. Os resultados enfocam a transmissão psíquica que envolve a criança, sua mãe e sua avó materna. Os dados revelam que os sintomas da criança estão intimamente relacionados às angústias, sofrimentos e incertezas dos membros de sua família. Faz-se necessária uma intervenção junto à família, para que o tratamento da criança seja efetivo.

Palavras-chave : transmissão psíquica entre gerações; família; psicanálise; estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License