SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Rede e apoio social para adolescentes e jovens homossexuais no enfrentamento à violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Espiritualidade e brasilidade na clínica etnopsicológica. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.2, pp. 319-338. ISSN 0103-5665.

O objetivo deste estudo é discutir de que modo a espiritualidade e a brasilidade podem ser incorporadas na clínica etnopsicológica. Trata-se de um estudo de caso amparado na abordagem qualitativa de pesquisa, a partir do processo psicoterápico realizado com um idoso em um espaço terapêutico construído em um terreiro de umbanda do qual é frequentador. O corpus de análise é formado por transcrições das sessões e por relatos elaborados após os atendimentos, que compuseram duas vinhetas clínicas. Na primeira vinheta, o participante evoca constantemente elementos como retidão de caráter, coragem e respeito à natureza como sendo marcas transmitidas pela sua origem indígena. Na segunda vinheta, a frequente menção a uma profecia espírita desvela a necessidade de ser ouvido e compreendido em termos de seus valores e crenças, notadamente em família. A clínica etnopsicológica, prenhe da brasilidade que atravessa mitos, crenças e aspectos da espiritualidade mestiça que constituem o povo brasileiro, pode ser evocada para compreender o pedido de ajuda e, mais do que isso, acompanhar o participante na travessia de seu processo psicoterápico. Acolher a espiritualidade, portanto, passa pela necessidade de incluir elementos da brasilidade que atravessam práticas, saberes e crenças transmitidos pela coletividade.

Palavras-chave : psicoterapia; etnopsicologia; espiritualidade; umbanda.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License