SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Parricide et violence psychique dans la famille: le rapport d’une mèreSeparar-se da mãe para tornar-se mãe: a criação do espaço de concepção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

PINTO, Margaret Daros; MAIA, Gabriela Nunes; PEREIRA, Marco Daniel  e  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Mães adolescentes que vivem com o HIV: uma investigação qualitativa sobre a "Constelação da Maternidade". Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.3, pp. 381-401. ISSN 0103-5665.

A vivência da maternidade adolescente na presença do HIV ainda é um tema pouco explorado na literatura científica. O presente estudo buscou examinar, entre mães adolescentes HIV+, os temas referentes à Constelação da Maternidade (Stern, 1997): Vida e crescimento, Relacionar-se primário, Matriz de apoio e Reorganização da identidade. Nove mães (16 a 21 anos), de nível socioeconômico baixo, contatadas em serviços de saúde de Porto Alegre, responderam uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo qualitativa das entrevistadas indicou preocupação com a saúde do bebê, medo de infectá-lo e ansiedade frente à possibilidade de diagnóstico positivo para HIV. A presença do HIV mostrou-se um grande desafio para as adolescentes, embora tenham descrito um sentimento positivo frente à maternidade. Verificou-se a constituição de uma boa rede de apoio familiar, que auxiliou as jovens no cuidado do bebê. O tema Vida e crescimento destacou-se, pois sentimentos de proteção à criança pareceram intensificados nas participantes, pela possibilidade de transmissão vertical do HIV desde a gestação. Ressalta-se a importância de apoio psicológico para mães jovens HIV+ durante a gestação e primeiros meses do bebê.

Palavras-chave : gravidez na adolescência; relação mãe-bebê; HIV/aids; Constelação da Maternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License