SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Separar-se da mãe para tornar-se mãe: a criação do espaço de concepçãoEncaminhamento de crianças para atendimento psicológico: uma revisão integrativa de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

BUSTAMANTE, Vania; OLIVEIRA, Rosângela  e  RODRIGUES, Nattana Brito. Acolhida e cuidado a crianças e famílias em um serviço de saúde mental infantil. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.3, pp. 429-447. ISSN 0103-5665.

Este estudo aborda o trabalho com a família nas práticas de cuidado à saúde mental e o desenvolvimento infantil, tendo como suporte a teoria psicanalítica. Aborda-se a história e as atuais políticas de saúde mental infantil, no marco do Sistema Único de Saúde, com ênfase no lugar em que a família é colocada. Reflete-se sobre as contribuições da psicanálise para as práticas de cuidado à saúde mental na infância, especialmente o aporte de Winnicott e os conceitos de Acolhida (Holmes, 2012) e Cuidado (Figueiredo, 2009). Realizou-se um estudo de caso com frequentadores de um serviço que atende crianças e suas famílias, buscando compreender como ocorreu o processo terapêutico: desde a chegada, através de um encaminhamento, à construção do psicodiagnóstico, a devolutiva oferecida à família e os avanços terapêuticos observados. Os atendimentos foram transcritos e analisados com o método da análise temática. Encontrou-se que a acolhida, eixo central do trabalho terapêutico no serviço estudado, fortalece os vínculos familiares e repercute em uma maior qualidade do cuidado oferecido à criança. Finalmente, são apontados alguns avanços conceituais e seus desdobramentos práticos, que evidenciam a importância de serviços que preencham a lacuna assistencial existente na brecha entre a atenção básica e os serviços de alta complexidade.

Palavras-chave : saúde mental; infância; cuidado; psicanálise; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License