SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3O uso do desenho em terapia de casalPor que eles permanecem juntos? Contribuições para a permanência em relacionamentos íntimos com violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

MADALENA, Marcela Bianca de Andrade; COSTA, Crístofer Batista da  e  FALCKE, Denise. Violência conjugal e transtornos da personalidade: uma revisão sistemática da literatura. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.3, pp. 519-542. ISSN 0103-5665.

Os transtornos da personalidade são frequentemente associados à violência conjugal, compondo tipologias de agressores. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar de que forma os transtornos da personalidade são associados à violência conjugal e os principais resultados dos estudos no período entre 2009 e 2014. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Academic Search Premier, IndexPsi, Medline Complete, Scielo e Web of Science. Foram identificados 161 artigos e, após os procedimentos de análise e elegibilidade, 28 artigos compuseram esta revisão. Os resultados apontaram que todos os estudos são quantitativos e a maioria deles foi realizada com homens perpetradores de violência. As características dos transtornos prevalentes associadas à violência conjugal foram Borderline e Antissocial. Poucos estudos investigaram a violência cometida e sofrida em amostras de homens e mulheres e de casais e utilizaram técnicas estatísticas sofisticadas como as diádicas e a modelagem de equações estruturais.

Palavras-chave : violência conjugal; transtornos da personalidade; teoria sistêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License