SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Violência conjugal e transtornos da personalidade: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

RAZERA, Josiane  e  FALCKE, Denise. Por que eles permanecem juntos? Contribuições para a permanência em relacionamentos íntimos com violência. Psicol. clin. [online]. 2017, vol.29, n.3, pp. 543-562. ISSN 0103-5665.

A violência conjugal é reconhecida como um problema de saúde e observa-se que muitos casais permanecem nesses relacionamentos, inclusive por um longo período de tempo. Por isso, buscou-se conhecer como os parceiros, inseridos em uma relação íntima com presença de violência conjugal, avaliam seus relacionamentos e que aspectos os levam a permanecer no mesmo. Participaram três casais que vivenciam situações de violência e permanecem no relacionamento há mais de cinco anos. Realizou-se uma entrevista semiestruturada e aplicação da CTS2 - Revised Conflict Tactics Scale - (Strauss, Hamby, Boney-McCoy, & Sugarman, 1996). A análise foi baseada em estudo de casos múltiplos. Observaram-se estratégias de violência física e psicológica nos casais sendo desencadeadas por conflitos ocasionados pela discórdia na educação dos filhos, infidelidade, alcoolismo e questões financeiras. Os casais referem permanecer juntos por diferentes motivos, especialmente o amor que os uniu e a praticidade da convivência. Ainda que tenham relatado abertamente as situações de violência, foi constatada a dificuldade no reconhecimento delas como tal e também a minimização da gravidade do fenômeno e de suas consequências. Ademais, verificou-se que as situações de violência nas famílias de origem do casal contribuem para os relacionamentos violentos. Considera-se a dificuldade de sair desses relacionamentos, porém é importante salientar que vivenciar essas relações pode trazer danos à saúde dos cônjuges, inclusive contribuindo para a perpetuação do ciclo de violência.

Palavras-chave : casamento; violência doméstica; estabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License