SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Saúde mental de mulheres donas de casa: um olhar feminista-fenomenológico-existencialA cidade dos homens: tragédia de um édipo suspenso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

ALEXANDRE, Lévy  e  DAVID, Bernard. Lógica de submissão e mandamento: da experiência de S. milgram ao poder do slogan. Psicol. clin. [online]. 2018, vol.30, n.1, pp. 61-80. ISSN 0103-5665.  http://dx.doi.org/10.33208/PC1980-5438v0030n01A03.

Propomos uma leitura psicanalítica da experiência de Stanley Milgram para destacar as funções de submissão e obediência, e as condições consequentes para o estabelecimento de uma lógica de mandamento. Em referência aos conceitos lacanianos, são desenvolvidas as relações entre o significante e gozo, convocados juntos em uma cena atualizada, a da fantasia que orienta o assunto na realidade: é em torno dessas noções que podemos desdobrar as relações de um sujeito e sua divisão diante das várias figuras que personificam um grande Outro, Outro então supostamente encarregado de tapar o buraco para a garantia do mundo. Igualmente, a fim de se livrar dos tormentos da divisão e de seu mal-estar, o sujeito pode facilmente apelar à consistência desse Outro. Os efeitos de uma subjetividade orientada por uma tal causa provavelmente podem sem dúvida ser declinados de diversas maneiras em nossa modernidade, esta se especificando por um laço social no qual domina o "fetichismo da mercadoria", ou seja, um discurso capitalista em que as promessas de gozo abundam como um ideal normativo da liberdade do sujeito. Mas de qual liberdade falamos enquanto sujeito?

Palavras-chave : obediência; mandamento; significante; Outro; Lacan.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License